5 eco-princios de uma ecasa

Um projeto ecasa é baseado em 5 eco princípios.

Princípio 01: Design Sustentável

O processo construtivo garante muito dos itens de conforto de uma ecasa mas a garantia de qualidade só é possível com um projeto ambientalmente eficiente. O design sustentável busca o aproveitamento da ventilação natural e da iluminação solar sem o ganho térmico da insolação direta. Esses itens são possíveis simplesmente com um projeto adequado sem investimento algum em materiais ou sistemas complexos.

Todas as dimensões da construção são planejadas para a necessidade de espaço e para seguir a modulação adequada ao processo construtivo: elementos estruturais, painéis de vedação, esquadrias, tudo é pensado para o mínimo desperdício e o máximo aproveitamento dos materiais.

Princípio 02: Eco Materiais

Além da escolha de produtos de baixo custo ambiental em sua produção e de fácil reciclagem, a ecasa busca utilizar materiais locais, para reduzir o impacto do transporte destes produtos. As preocupações permeiam os seguintes tópicos:

·     Materiais renováveis: decks feitos de madeira reprocessada de resíduos, painéis e componentes industrializados e recicláveis.

·      Reduzir os resíduos e a mão de obra utilizada: tecnologia modular e com medidas exatas permite a redução de 50% a 75% dos entulhos durante a construção.

·   Durabilidade e baixa manutenção: a escolha dos produtos prioriza a baixa manutenção das residências.

Princípio 03: Eficiência Energética

A construção busca o máximo de economia de energia, seja pelo aproveitamento dos recursos naturais, seja pela implementação de equipamentos economizadores ou sistemas de aproveitamento da luz solar.

·    Isolamento:  lã de rocha para o isolamento térmico das fachadas, esquadrias de alta qualidade para vedação e isolamento acústico e telhado com telhas térmicas ou com subcobertura isolante.

·  Controle da incidência solar direta: brises, esquadrias e sistemas de controle solar evitam o aquecimento pela radiação solar direta.

·    Fontes alternativas de energia: o aquecimento de água pelo sol garante uma redução importante no consumo energético.

Princípio 04: Conservação da Água

É difícil descrevermos a importância da água em nossas vidas, todos os seres vivos do nosso planeta dependem da água. Esta dependência nos conecta todos uns aos outros. Toda ecasa incorporando elementos que reduz a necessidade de água, evitando desperdícios. 

·    Reduzir o uso de água: loucas sanitárias eficientes: válvulas de descarga de duplo comando, alem de torneiras com efeito venturi permite a economia de água.

·  Reutilização da água: sistemas de captação de água de chuva para uso em descargas e de reciclagem das águas cinzas para irrigação. .

Princípio 05: Ambiente Saudável

Ao conceber uma moradia verde deve considerar não só a casa vai ter um impacto sobre o ambiente, mas também o impacto que a casa vai ter sobre a saúde dos seus habitantes. Criar um design limpo e ambiente de vida saudável é um elemento essencial em qualquer casa.

Materiais não prejudiciais a camada de ozônio: Não são utilizados matérias com clorofluorcarbono nas ecasas alem de materiais livres de formaldeído.

Aspiração Central: o sistema central de aspiração garante o controle de organismos como acaro responsável pela contaminação do ar interno.

Pisos e acabamentos de fácil manutenção: Materiais com poucas juntas que não absorvem a umidade ou armazenam sujeira são condições de serie em uma ecasa.